Como calcular as taxas de sua maquininha

Existem no mercado várias operadores de maquininha. Cada uma delas tem suas taxas definidas, que podem chegar até 6%. A maioria delas oferecem uma conta digital, o que é um benefício muito bom, outras os pagamentos são creditados diretamente em uma conta bancária padrão. Por falar em pagamentos, existem vários planos de recebimentos, desde aquelas que pagam na hora, onde o valor é creditado no ato da venda; ou que pagam no dia seguinte, ou planos do tipo, recebe em 14 dias ou em 30 dias. As vendas em crédito geralmente têm um percentual maior, podendo ser recebidas na hora, 30 dias ou de acordo com o parcelamento oferecido, algumas operadores têm o diferencial de adiantar os valores, nestes casos é cobrado uma taxa extra por adiantamento.

Fique atendo quanto à taxa de MDR – Merchant Discount Rate, ou Taxa Administrativa. Para algumas operadores essa taxa está embutida na taxa da venda, então você nem a vê, outras operadores cobram essa taxa administrativa quando o valor recebido é disponibilizado em sua conta, o valor dessa taxa pode chegar até 1,85% por transação.

Mais uma dica importante, as bandeiras AMEX, ELO e HIPERCARD têm taxas diferenciadas, geralmente mais caras que as bandeiras MASTERCAD e VISA.

Saiba como calcular taxas de cartões no Pê-Agá

Onde adicionar essas taxas no Pê-Agá

Uma vez que você configurou o Pê-Agá corretamente, de acordo com o seu plano de recebimento – Na hora, 1 dia, 30 dias, etc. Faça isso para cada bandeira e para cada forma de pagamento.

Veja neste post sobre: Configure suas Formas de Pagamento.

A cada pagamento fechado no Pê-Agá, as transações serão projetas no seu financeiro. Por exemplo: Se seu plano é receber daqui 30 dias, e fechou uma conta dia 10 de junho, a data de vencimento desta conta será 10 de julho.

A medida que você for recebendo seus pagamento, consolide também no Pê-Agá, ou seja, marque a transação como RECEBIDO e calcule as taxas cobradas por sua operadora.

Veja abaixo os campos disponíveis no Pê-Agá: