Como implantar um Sistema de Beleza

O Sistema de Beleza é uma ferramenta indispensável para a gestão, isso já sabemos. Ele não é apenas uma parte, mas está presente em todo o processo, do financeiro ao operacional.

Para quem ainda não implantou um sistema, ou seja, está a fazer uma transição do manual para o digital, surgem muitas dúvidas. Segue alguns pontos importantes do que não fazer:

  • Não escolha a opção “mais barata”, nem sempre o mais barato é o que vai resolver seu problema de gestão, o barato pode sair caro.
  • Não escolha um sistema já de cara, nem sempre temos a sorte de dar de cara com “aquele sistema” já de primeira – amor à primeira vista, tirando essa questão, faça uma escolha com parcimônia, pese os prós e contras.
  • Não ache que o sistema já vai funcionar no primeiro dia, a implantação exige tempo e paciência.
  • Seus processos não são “intocáveis”, isso mesmo, processo é mutável, e precisa mudar e evoluir, com um sistema, irá precisar de ajustes.
  • Se tiver numa fase “sem tempo”, espere um pouco, a implantação do sistema precisa de atenção.
  • E por último, não transfira essa responsabilidade para seus funcionários ou secretária, estamos falando de um “ativo” de seu negócio.

A implantação do Sistema de gestão

A etapa de implantação do sistema de gestão de beleza, estética e saúde exige preparação, planejamento, resiliência e uma inevitável mudança no dia-a-dia de seu negócio.

Envolva toda a equipe no processo

Caso você disponha de um time, a chave é engajamento – não-transferência de responsabilidade. Invista numa boa comunicação e treinamentos constantes.

É importante instigar a participação de todos, inclusive na definição do processo para o sucesso, por isso é fundamental dedicar tempo para criar uma nova cultura, e cultura se cria com pequenas mudanças.

Defina os processos de maior impacto

Este passo é importante, geralmente o empreendedor quer mudar tudo de vez, e ao tentar percebe-se que não é possível.

Dentre os seus processos: Financeiro, Fiscal, Operacional, Estoque, Recursos Humanos, Atendimento, etc; defina o que é de maior impacto e o priorize.

Implante o sistema nesta área, depois puxe a próxima e assim por diante, até que todas as áreas estejam incluídas.

Se você é autônomo, o processo é o mesmo, faça a transição parte a parte e veja os resultados.

Acompanhe

O acompanhamento do processo é parte fundamental do empresário, acompanhar significa quantificar os indicadores de qualidade e fazer ajustes no processo.

Como falamos anteriormente, nenhum processo é intocável, todo e quaisquer processos precisam e devem ser melhorados, sempre. O Sistema só é a engrenagem, o processo é quem faz esse mecanismo funcionar adequadamente.

Produção

E por fim, a produção, é ora de pôr a mão na massa, colocar o sistema pra rodar.

Uma dica, principalmente para os autônomos: Não postergue, não procrastine, essa postura só vai impedir seu crescimento, e tenha paciência para que os processos se adaptem e para que você se sinta confortável.