RG Única, a nova carteira de identidade. Veja o que vai mudar!

Válido em todo o território nacional brasileiro, a nova identidade irá unificar o RG, CPF e PIS em um só documento. E poderá ser obtida no formato digital ou físico.

Além de todas essas novidades, a nova carteira de identidade terá mais uma funcionalidade, passará a ser documento de viagem devido à inclusão de código no padrão internacional. O documento contará com o código MRZ, o mesmo emitido em passaportes.

O Pê-Agá está a um passo a frente de nossa concorrência, implantando os protocolos da LGPD, com seu cadastro único via CPF, facilitando a segurança da informação de nossos clientes.

Veja mais em gov.br.

  • O que é o RG Único?

    O RG Único é um documento que irá unificar todas as informações do cidadão, utilizando como número, o seu CPF, este passa a ser válido em todo o território brasileiro.

  • Quando começa a ser válido?

    O decreto aprovado pelo presidente Jair Bolsonaro, assinado em 23 de fevereiro de 2022 entra em vigor em 1 de março de 2022, todos os estados brasileiros e seus institutos reguladores terão o prazo de até 6 de março de 2023 para se adequarem às mudanças.

  • Meu CPF vai mudar?

    Não. Quem já tem o CPF pode solicitar o Registro Único e permanecer com o número do CPF para sempre, não havendo mais a necessidade do RG e PIS antigos.

  • O modelo antigo de RG será aceito até quando?

    Para quem tem até 60 anos, será aceito em até 10 anos. Maiores que 60 anos por prazo indeterminado.

  • O que muda?

    O CPF passa a ser o número único válido. O novo documento é considerado mais seguro devido às possibilidades de validação eletrônica de sua autenticidade, por QR Code ou outros meios digitais.

  • Sou obrigado a alterar?

    Sim, para todo cidadão brasileiro com até 60 anos. Para os demais é opcional.

  • Como solicitar o nodo documento único?

    A emissão das Carteiras de Identidade ficará sob responsabilidade das secretarias de Segurança Pública de cada Estado. Ao receber o pedido, o órgão validará a identificação pela plataforma do governo federal, o Gov.br. No momento em que receber o documento em papel ou policarbonato (plástico), o cidadão poderá acessá-lo também pelo aplicativo Gov.br.

    .

  • Quanto custará?

    É gratuito.