Sistema de beleza para profissional Autônomo

Sou autônomo, trabalho sozinho e não consigo implantar um sistema de beleza! A correria e a falta de tempo impossibilita esta tarefa.

Um Sistema não é para mim

Este é o primeiro obstáculo, que você autônomo, pode pensar: Um sistema não é para mim! Não tenho uma secretária! Não sobra tempo pra configurar!

Quando nos cercamos de tais pensamentos, estamos na verdade, prejudicando o nosso próprio profissionalismo. Pensar num sistema como sendo algo dispensável, ou simplesmente uma perda de tempo, é ir contra a correnteza do mundo de hoje.

Vivemos na era digital, não tem como pensar diferente, não dá para voltar para trás. Ou nos adequamos ou nossos concorrentes vão passar por cima, com benefícios imensuráveis.

Antigamente, quando um profissional ia negociar um novo emprego, a carta de negociação era 100% o salário. Hoje não mais. Um profissional está mais interessado em outros benefícios, como por exemplo o home office, horários flexíveis, se a empresa dispõe de salas de jogos, se é pet friendly.

A fusão da tecnologia em todas as áreas é um processo sem volta. Nos anos de 1998, tive o privilégio de participar de um piloto de um dos hospitais mineiros, fizemos a digitalização de todos os documentos dos pacientes, da ficha de anamnese à exames, numa época onde era obrigatório armazenar fisicamente este tipo de documento. Houve muitos burburinhos, mas… hoje em dia, qualquer consultório, o médico dispõe de um notebook e um sistema, é claro, nos hospitais o sistema está desde a recepção, quando você chega, passa pela triagem, seus exames são disponibilizados digitalmente ao médico, seu prontuário é eletrônico, não existe mais de ficar tentando descobrir o que está escrito na receita, pois ela é impressa ou enviada por aplicativos.

Então, por que há tanta resistência, quando se trata da área da beleza e estética? É de se pensar não! Qual o real valor perdido em continuar tentando fazer os processos manuais? Você já mensurou esta perda?

Um sistema é para você

Um sistema é para você

Um profissional autônomo pode e deve ter um sistema

Você pode

Você pode

Se organize, se planeje!

Faça por etapas

Faça por etapas

Faça no seu tempo, mas não deixe de fazer

O tempo é agora

O tempo é agora

Não procrastine, faça hoje mesmo, inclua o sistema na sua rotina diária

Use o sistema a seu favor

Use o sistema a seu favor

O Pê-Agá é seu parceiro, use-o a seu favor

Sistema não é gasto

Sistema não é gasto

O sistema é um investimento!

Defina processos

Defina processos

Defina processos, isso é ser profissional

Quais são os reais benefícios

Vamos citar 6 benefícios, que consideramos mais importantes:

Auxilia na tomada de decisão

Informação é tudo, e quando ela não está disponível, as decisões podem ser influenciadas de forma negativa. Agora, quando temos a informação disponível, é mais fácil tomar decisões, e o sistema é o “cara” que vai te dar a informação de “bandeja”.

Otimizar tempo

Nosso tempo é precioso, isso já sabemos, só não pode ser uma justificativa para não aderir ao sistema. Separe um tempo para fazer as configurações necessárias, faça isso aos poucos, comece pelo mais necessário e vai expandindo, até que todo o sistema esteja funcional. É normal a pressa de querer ver o sistema funcionando perfeitamente, mas é um erro essa pressa, isso vai te levar a frustração. Então, para não se frustrar, se organize, tenha um planejamento e vai executando aos poucos. Um exemplo básico: tenho 10 mil clientes e quero migrar tudo de uma vez – isso vai dar trabalho hein! É melhor migrar aos poucos.

Produtividade

Depois que o sistema está adaptado ao nosso processo, isso mesmo, é o sistema quem se adapta ao nosso processo, e não o contrário, o ganho de produtividade é palpável. Eliminamos desperdícios, pois otimizamos as rotinas e tarefas repetitivas.

Redução de custos

É isso mesmo, um sistema é economia. Daí, jamais pense num sistema como sendo um gasto, mas um investimento. Quer exemplos: Diminuição do tempo nos processos de cadastros e atendimentos; ou, redução de papeis; ou, redução de tempo nas tarefas repetitivas.

Segurança de dados

Este é um ponto muito importante.  É praticamente impossível garantir segurança com acesso rápido a arquivos de papéis. Já num sistema, tratar a segurança é uma realidade, além de é claro, a informação estar sempre disponível.

Transparência

E por fim, a transparência. O uso de um sistema promove um nível de transparência inigualável. É mais simples se adaptar as muitas mudanças de regras de órgãos públicos. Vamos citar a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. O Pê-Agá leva a sério a LGPD, por isso implementamos o cadastro único, para seguir com os protocolos da LGPD. Se a lei muda, o sistema muda junto. Imagina essa readequação no papel!